sexta-feira, 16 de novembro de 2007

SAÚDE


Diabetes: Campanha ajuda na prevenção e controle da doença

A Diabetes é uma doença hereditária e atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo todo, sendo 12 milhões entre os cerca de 190 milhões de brasileiros. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), mais de 314 milhões de pessoas no mundo apresentavam a tipo 1 ou pré-diabete, em 2003. Desse total, 50% desenvolvem, em um período de 10 anos, a diabete tipo 2 – comum em pessoas com idade superior a 40 anos e que detém um valor hereditário considerável, e carrega chances de 34% superiores de apresentar problemas cardiovasculares.
Para esclarecer e ajudar no combate à doença – que teve a última quarta-feira (14) como data em que marcou Dia Mundial e Nacional de Combate ao Diabetes - a Artesanal Farmácia de Manipulação promove a 5ª Semana do Diabetes, de 21 a 23 de novembro, das 8h às 11h. Fazem parte da programação: verificação de glicose, pressão arterial, Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientação aos cuidados com os pés. No dia 24 de novembro, às 9h, será realizada a palestra “Dúvidas do dia-a-dia do paciente diabético”, ministrada pelo especialista em clínica médica, controle de obesidade e diabetes, José Aldo de Oliveira Pinho, e pela nutricionista Thaís Contente Benzecry. O evento é gratuito e aberto ao público. Ele acontecerá na Artesanal Farmácia de Manipulação da travessa Padre Eutíquio, 1393.
O médico José Aldo de Oliveira Pinho afirma que a diabete pode ser ocasionada pela dificuldade do organismo em controlar os níveis de açúcar no sangue - conhecido como glicose. Grande parte da comida consumida é transformada em glicose no sangue. A insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas, ajuda esse açúcar a entrar nas células e assim ser usado como energia. Sem insulina, a glicose é “aprisionada” pelo sangue, aumentando a taxa de açúcar, e as células ficam sem combustível. Para eliminar esse excesso de glicose, o organismo aumenta seu volume de urina.
A doença não tem cura e conta com dois tipos mais comuns no mundo: a diabete 1 e 2 . “Embora seja incurável, ela pode ser controlada e o tratamento deve ser rígido, politerapêutico e até com a inclusão de insulina e feito mediante às orientações médicas de um nutricionista, que avalia cada situação. Além disso, “é importante a pessoa realizar exames, praticar esportes, entre outras coisas”, destaca.
Para o empresário Paulo Andrade, 52, portador da diabete há cinco anos, conviver com a doença requer mudança de hábito alimentar. “Sentia muita sede e urinava bastante, então um amigo me disse que eu poderia ter diabete. Fui ao médico e realizei exames, que apontaram a doença. Desde então, procuro evitar doces, bebidas alcoólicas, entre outras coisas. Se você seguir à risca as orientações médicas é possível conviver com a doença. Não é tarefa fácil, mas importante para se manter vivo”, ressalta.
Serviço - 5ª Semana do Diabetes Artesanal. De 21 a 23 de novembro, das 8h às 11h, verificação de glicose, pressão arterial, IMC e orientação sobre os cuidados com os pés. Palestra “Dúvidas do dia-a-dia do paciente diabético”, dia 24, às 9h. As inscrições para a palestra são limitadas e podem ser feitas através do Disque Artesanal (3202-5555) ou em qualquer farmácia da rede. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. O evento acontecerá na Artesanal Farmácia de Manipulação da travessa Padre Eutíquio, 1393
Fonte : Portal ORM

Nenhum comentário: